
-
Arquitetos: ARCHIKON ARCHITECTS
- Área: 2860 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Balázs Danyi, Balázs Koch
-
Fabricantes: Baumit, Schüco, Tarkett

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro jardim de infância inteligente da Hungria é transformado a partir de uma estrutura de painéis pré-fabricados com soluções sustentáveis. Construídos no final da década de 1970, os blocos de apartamentos pré-fabricados de 10 andares na Rua Gyöngyösi cercam um passeio verde arborizado com pequenos edifícios comerciais, uma creche, um jardim de infância e uma escola, incluindo o Jardim de Infância Gyöngyszem. O volume existente se configurava como uma casa de painel pré-fabricado de um andar, com telhado plano e um corredor central.


A Prefeitura do Distrito XIII decidiu renovar e expandir a edificação - que estava em estado de deterioração - devido a problemas funcionais, interiores pequenos, falta de áreas comuns e espaços interconectados, e um sistema de circulação deficiente, além da necessidade de modernização energética e acessibilidade. O objetivo era criar um ambiente harmonioso que levasse em conta a sustentabilidade e os avanços digitais, promovendo um chamado "jardim de infância inteligente": uma instituição que oferece as ferramentas mais modernas para educação e desenvolvimento.

O edifício existente foi mantido, mas um novo andar foi adicionado – as seções de dois andares têm mezaninos, com espaços de conexão para atividades comunitárias, permitindo interações entre os dois andares. Além das 10 salas de aula, as salas de desenvolvimento e atividades desempenham um papel central; proporcionando espaço para movimento e atividades criativas, bem como para cozinhar e desenvolver habilidades individuais e interpessoais como parte da educação para um estilo de vida saudável.


Desde as galerias, escadas levam ao pátio, chegando a móveis lúdicos inspirados em blocos de construção e jogos infantis.

Para enfatizar a entrada - revivendo a tradição da interconexão da arquitetura com as artes plásticas - uma peça de arte em esmalte foi incorporada à fachada. Para realçar ainda mais a área de chegada, a definição da luz natural desempenhou um papel importante no processo de projeto.


A ideia por trás da renovação do Jardim de Infância Gyöngyszem era mostrar que uma creche pré-fabricada pode ser transformada em um espaço ambiental e energeticamente consciente, sustentável, lúdico e habitável, de maneira que cria uma edificação única e um programa de educação inteligente.






















